Imagem: “Pátio da Minerva” (Manuel Pastana, 1947) | Acervo MHN

A 20ª edição da Semana Nacional de Museus acontece no Museu Histórico Nacional entre os dias 16 e 20 de maio, com uma programação especial para os visitantes virtuais e presenciais.

No dia 16 de maio será lançado, em formato digital, os Anais do 2º Seminário “Museu e Educação”, realizado no ano passado pelo MHN. A abertura da nova exposição temporária “Rio-1922”, acontece no Dia Internacional de museus (18 de maio), às 11h30. A proposta é apresentar a cidade do Rio de Janeiro de 100 anos atrás, quando foi criado o MHN. A exposição tem patrocínio do Instituto Cultural Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

No dia 19 de maio estão programadas duas atividades: “Entre cenas e retratos” a nova exposição do MHN na plataforma Google Arts & Culture, resultado de projeto de tratamento e conservação de fotografias especiais do Arquivo Histórico do museu. O projeto também foi patrocinado pelo Instituto Cultural Vale. E às 15h, acontece a inauguração da exposição “Brasil decolonial – outras histórias”: um conjunto de 17 intervenções no circuito do MHN sobre temas relativos à diáspora africana. O projeto é resultado da ação conjunta entre MHN, Unirio e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal) – com recursos da União Europeia.

Por fim, no dia 20, às 15h, acontece mais uma edição do projeto Bonde da História em casa, transmitido pelo canal do MHN no YouTube. O tema da atividade educativa é “200 anos da independência do Brasil”.

Confira todos os detalhes das atividades programadas para a Semana de Museus 2022 em www.mhn.museus.gov.br.