Nelson Freitas, diretor de cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), foi o convidado da semana passada (15/12) para o programa Cultura Canal da Fé, apresentado pelo Vigário Episcopal para Cultura, Cônego Marcos William.

Além de especialista em cultura, Nelson também é músico, professor, e compositor. Na infância tinha o sonho de ser músico ou jogador de futebol, mas com a falta de habilidades para o esporte, despertou cedo para as artes visuais e musicais. Ainda jovem começou a trabalhar com produção e durante muito tempo produziu projetos de música.

Como gestor de cultura de Nova Iguaçu, teve a oportunidade de fazer o primeiro Centro Cultural da cidade e tinha o dever de inserir a cultura constantemente no eixo de cada projeto.

Questionado sobre a cultura contemporânea e as pichações, os monumentos e estátuas que estão sendo derrubados pelo mundo, ele acredita ser possível mudar o passado de acordo com a releitura que fazemos, sem a necessidade de vandalismo.

“Cada vez precisamos ter mais respeito pelas diversidades de expressões, mas para isso podemos mudar o conceito de como enxergamos algo. A Natureza da vida é a felicidade”, acrescentou.

Como diretor da ALERJ, um dos maiores desafios de trabalhar com a cultura, é o de construir um legado que seja capaz de fazer diferença na formação humana e ao mesmo tempo, contribuir como um projeto de desenvolvimento econômico e geral.

Após esse longo período de pandemia e o crescimento exacerbado do e-commerce, a população quase não sai mais de casa. Hoje, o que vai fazer movimentar a cultura e conseguir que as pessoas voltem a consumir bens e serviços de forma presencial, é a atividade artística.

No fim da entrevista, Nelson falou sobre projetos futuros e deixou uma mensagem especial sobre o amor:

É fundamental encontrarmos na vida o amor em tudo que fazemos, queremos e buscamos. A vida é curta, nosso tempo é voltado para a felicidade. É fundamental também, produzirmos afeto, respeito, amar o próximo como a nós mesmo e a Deus sobre todas as coisas.

Projeto Sinos de Esperança – Natal 2021

Sinos de Esperança é um projeto da Arquidiocese do Rio de Janeiro, através do Vicariato Episcopal para Cultura em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado.

No dia 21 de dezembro, às 18h, para celebrar a vida, a chegada do Natal e um Ano Novo de superação, todas as igrejas do Rio de Janeiro, tocarão seus sinos ao mesmo tempo, durante 4 minutos.

Projetos para 2022

O Projeto em parceria com o Vicariato para Comunicação “Caminhos Brasil Memória” promete ser retomado em 2022.

Além da reabertura de projetos antigos, a ALERJ pretende lançar novos projetos para a população carioca, a partir de abril de 2022, como: O novo Palácio Tiradentes, com vivências e experiências singulares; o Centro histórico da Cinelândia; o Centro Histórico da República do Brasil; e tudo caminhando bem o Brasil Memória Igrejas Históricas do Rio de Janeiro.

Assita o programa na íntegra!