O espetáculo infantojuvenil “O Pequeno Herói Preto”, estreia temporada neste mês de janeiro, no Teatro Dulcina, no Centro do Rio de Janeiro (RJ). A montagem terá apresentações no espaço cultural da Funarte aos sábados e domingos, às 16h, até 13 de fevereiro.

A obra conta a história do Super Nagô, um youtuber de 10 anos, interpretado por Junior Dantas, que descobre poderes por meio de sua família. Junior também assina o texto do espetáculo junto com Cristina Moura, que é responsável pela direção com Luiza Loroza.

“É uma grande emoção voltar aos palcos de um teatro. A temporada virtual que apresentamos foi pensada para o audiovisual. Estreamos no teatro apresentando outras formas de contar a história. Estou feliz com a retomada e animado para apresentar a peça no palco do Teatro Dulcina”, declara Junior. “Nos meus projetos, sinto vontade de falar de coisas que vivi e, com o tempo, comecei a perceber que sou de uma família de super-heróis e heroínas, cada um com seu jeito e seus poderes”, completa.

Na trama, Super Nagô utiliza os conhecimentos de seus antepassados e da natureza para transformar positivamente a vida das pessoas, apresentando nossa história, cultura e ancestralidade. Em estilo de autoficção e com referências afro futuristas, conceito que combina cultura africana e ficção científica, a história aborda personagens históricos como Dragão do Mar, Tereza de Benguela, Benjamin de Oliveira e Tia Ciata, além de Gilberto Gil, Elza Soares e Conceição Evaristo e personagens fictícios como Lanterna Verde e Pantera Negra.

“O poder deles é transformar a vida das pessoas através da arte. É muito importante que isso vire assunto em casa, na escola e na roda de amigos. Eu não tive personagens com os quais eu me identificasse e me sentisse representado quando pequeno. Com certeza, estas crianças vão crescer mais empoderadas e acreditando no seu potencial”, explica o artista.

As músicas originais foram compostas por Muato, que também assina a direção e produção musical. O cenário, de Cachalote Mattos, é composto por luzes de LED e armações móveis, que mudam de formato de acordo com a cena.

“O Pequeno Herói Preto”
De 15 de janeiro a 13 de fevereiro | sábados e domingos, às 16h
Teatro Dulcina – Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro, Rio de Janeiro.
Ingressos:
R$ 20 (inteira)
R$ 10 (meia-entrada)
Classificação: Livre