O Ano da Família chegou ao seu término. Dos dias 22 a 26 de junho se viverá, em Roma e em todas dioceses do mundo, o X Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, baseado no tema: “Amor familiar: vocação e caminho para a santidade”.

Na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro esse momento festivo e formativo terá alguns encontros relevantes:

  • Na quarta-feira, dia 22 de junho, junto à imagem do Cristo Redentor, será rezado o ngelus, confiando à Sagrada Família de Nazaré todas as famílias cariocas.
  • Na quinta-feira, dia 23 de junho, será a Hora Santa de Adoração a Jesus Sacramentado, na Igreja de Santana, no Vicariato Urbano.
  • Na sexta-feira, dia 24 de junho, no Santuário de Nossa Senhora da Penha, o terço pelas famílias.
  • Na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no dia 25 de junho, sábado, será celebrada a Santa Missa, às 9h, por Dom Antonio Augusto Dias Duarte, como momento de comunhão com o Papa Francisco, cuja missa na Basílica de São Pedro será transmitida para todo mundo e se poderá assisti-la, às 12h15, horário de Brasília.
  • Finalmente, no dia 26 de junho, domingo, na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro de Rio Comprido, haverá almoço festivo, para o qual estão convidados os agentes da Pastoral Familiar.

Nesse Encontro Mundial das Famílias destaca-se, com ênfase e clareza, que o matrimônio é caminho de santidade para os esposos, tendo o amor conjugal como a base da ação do Espírito Santo. Na Exortação Apostólica “Amoris Laetitia” há um capítulo inteiro no qual se concretiza essa ação divina santificadora nos corações dos esposos, partindo da Primeira Carta de São Paulo aos cristãos de Corinto. No trecho conhecido e tantas vezes proclamado, fala-se da caridade e de suas principais formas de viver.

“A caridade é paciente, é benigna, … não é interesseira… tudo suporta, tudo perdoa…”

Não se encontram aqui as formas santas dos esposos se amarem e ensinarem os filhos a se amarem fraternalmente? A família é a escola do amor! A família é a fonte da qual procedem as virtudes sociais! A família é o berço da vida! A santidade dos esposos precede, acompanha e plenifica a santidade dos filhos, e também contribui para a construção da Igreja Católica como sal, luz e fermento no meio da sociedade atual.

A identidade e a missão das famílias na Igreja e desde a Igreja em favor do mundo dependem e, cada vez mais, dependerão do amor conjugal, e em cada família, os esposos precisarão muito do acompanhamento, da presença e da formação dos agentes da Pastoral Familiar.
Que este X Encontro Mundial das Famílias, em Roma e em todas as dioceses do mundo, seja um momento para dar um novo impulso evangelizador em favor dos jovens e das pessoas já casadas, a fim de que o amor santificado e santificador promova o tão sonhado “novo normal” após a pandemia.

DOM ANTONIO A. DIAS DUARTE
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e Referencial da Pastoral Familiar