Uma delegação da Arquidiocese do Rio de Janeiro está em Portugal verificando toda a infraestrutura para receber os cariocas que irão no ano que vem participar da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa.
Antes da JMJ, haverá uma escala em Braga, onde os cariocas irão fazer uma peregrinação, que está sendo chamada “Dias nas Dioceses”. A comitiva conta com as presenças do bispo auxiliar, Dom Paulo Romão, do cônego Cláudio dos Santos, Coordenador da Coordenação de Pastoral, e de Fátima Lima, coordenadora de programação da Rádio Catedral.
Dom Paulo Romão disse que Braga é a melhor escala para a pré-jornada da arquidiocese, porque os jovens vão conhecer a juventude local, visitar locais com uma maior dimensão e gesto social, assim como cultural e uma perspectiva educativa.
A Arquidiocese do Rio de Janeiro já conhece Braga, pois em 2016 os jovens fizeram uma pré-jornada na cidade, antes de seguir para Cracóvia, onde foi realizada a Jornada Mundial da Juventude.
A escala em Braga será entre os dias 26 e 31 de julho de 2023, e depois todos seguem para Lisboa, para a JMJ, que terá início em 1º de agosto. A Arquidiocese é uma das 17 dioceses que vão receber jovens antes da jornada em Lisboa.