A obra “O Cristo Redentor Universal” tem 13 capítulos e é fruto de uma parceria entre a PAULUS Editora e a Editora PUC Rio, do Rio de Janeiro (RJ), por ocasião dos 90 anos do Santuário Cristo Redentor, comemorado em 2021. A publicação convida o leitor a contemplar o monumento a partir da mensagem simbólica que ele nos sugere.
Inaugurado em 12 de outubro de 1931, o monumento Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do mundo moderno, simboliza muito mais que um ponto turístico. “Verdadeiramente, o Santuário Cristo Redentor é a casa do Senhor, em que irmãos e irmãs se encontram em um ambiente sem fronteiras, sem limites, e se veem rodeados pela criação. Do Corcovado, todos nós observamos o mundo da maneira concreta com que o papa Francisco nos indica, descrevendo-o como Casa Comum no título da carta encíclica Laudato Si’”, afirma Dom Orani Tempesta no prefácio.
De acordo com os organizadores, a estátua do Cristo Redentor possui, em sua história, em seu simbolismo e em sua localização, elementos que ainda não tinham sido abordados pela teologia em caráter sistemático. Por isso, a equipe convidou os autores e autoras a promover uma reflexão mais ampla e inédita sobre a representação. “O Cristo Redentor nos aponta para um caminho de subida, que se concretiza no crescimento de todas as pessoas. Essa viagem é uma peregrinação que nos convida sempre a renovar o desejo de buscar a Deus e de amar o próximo”, reflete Dom Orani.
As temáticas oferecidas na obra pretendem representar a riqueza multidisciplinar de capítulos inspirados nos textos do Antigo e do Novo Testamento, na história, na cristologia, na patrística, na espiritualidade, na escatologia, na ecoteologia, na estética, na arte, e, conclusivamente, em Maria, com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Entre os temas introduzidos, estão: ““Eu sei que o meu redentor está vivo”: análise de Jó 19,25”; “O Cristo Redentor: intercessor e defensor de todos a partir de 1Jo 2,1”; “Cristo Redentor, contexto histórico-teológico: da pedra fundamental à inauguração”; “Os olhos abertos do Cristo Redentor”; “Em Cristo, a redenção de um povo crucificado”; “A ecoteologia do monte Corcovado: sinais da criação e da redenção”; “A simbologia do Cristo Redentor: da criação à redenção universal”, entre outros.
André Luiz Rodrigues da Silva nasceu no Rio de Janeiro, foi ordenado sacerdote católico em 2003 e recebeu o título de doutor em Teologia e Ciências Patrísticas pelo Instituto Patrístico Agostiniano, em Roma, em 2012. Atualmente, exerce a função de professor do PPG em Teologia da PUC-Rio e coordena a Iniciação Teológica a Distância da PUC-Rio.
Alexandre Carvalho Lima Pinheiro também é carioca, bacharel em Direito, mestre em Direito Canônico e doutor em Teologia Sistemática pela PUC-Rio. Atua como coordenador no Núcleo de Acervo e Memória do Santuário Cristo Redentor.