Crédito: Jornal Testemunho de Fé

A primeira edição do Congresso Inter-religioso Internacional, sob a direção de Luzia Lacerda, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, de 16 a 18 de setembro, no Hotel Prodigy, centro do Rio, e reuniu 23 segmentos religiosos em âmbito nacional e internacional.

O Instituto Expo Religião, promotor do evento, foi criado há 11 anos a fim de promover a diversidade religiosa por meio do diálogo, respeito, conhecimento e intercâmbio, e busca ampliar a área de discussão e do conhecimento entre os diversos credos e religiões. Sua principal atuação se dá na questão da inclusão e da coexistência de todas as crenças.

Além de representantes de 23 religiões que compõem o Grupo de Trabalho do Instituto Expo Religião, com sede no Rio de Janeiro, outras autoridades religiosas estiveram presentes no Congresso, como o Cardeal Orani João Tempesta, o Lama Rinchen Khyenrab, representante do budismo tibetano e discípulo do Dalai Lama, a Mãe Carmen de Oxum, de São Paulo, a Mãe Jaciara de Oxum de Salvador (filha de Mãe Gilda, cuja data de sua morte gerou o Dia Nacional Contra a Intolerância Religiosa), Oluwo Ifawale, da Nigéria, os reis da Nigéria Kabiyese Sangokunle Adekunle e Alayande Oba Awurela Adedoun, entre outros.

Durante o evento, foram entregues as sugestões do Instituto Expo Religião de projetos de lei que foram elaborados pela Comissão de Juristas Inter-Religiosos pelo Diálogo e Pela Paz, criada pelo Cardeal do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta. São eles:

1º – Projeto de Lei Estadual de Combate à Intolerância Religiosa;
2º – Projeto de Lei Estadual – A Bondade Amorosa e Compassiva como Caminhos para a Cura (O uso da Religião e a Fé no tratamento dos doentes em hospitais);
3º – Projeto de Lei Federal de Combate à Intolerância Religiosa.

Na programação do evento ocorreram três painéis de discussões com os seguintes temas: “Liberdade, Intolerância Religiosa e as Políticas Públicas”, “A Presença das Religiões na Ciência e no Social” e “Religiofobia na Cultura e no Social”. Enquanto os técnicos, religiosos, juristas, professores, jornalistas, entre outros, se ocupavam dos painéis outras palestras, sempre tendo a paz e a religiosidade como principal tema, foram discutidas em outras salas.

No último dia, o Instituto Expo Religião propôs a criação de uma Liga Nacional Contra a Intolerância Religiosa, projeto que será construído como prolongamento do Congresso.