Por #redação #jornalistamarelofaria #catolicojornalistamarcelofaria  #assessordacultura

O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor vai celebrar nessa quinta-feira, 30 de maio, o Dia de Corpus Christi (Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo), abrindo a Semana do Meio Ambiente, com um lindo Tapete Sustentável, que será feito por jovens a partir das 22h desta quarta-feira, 29 de maio, e terá novidades. Às 7h da manhã, haverá Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.

Neste ano, a confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi será mais uma vez de maneira sustentável. Eles serão feitos com borra de café, serragem e casca de ovo, além do tradicional sal, e apresentarão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), as Obras de Misericórdia, e uma imagem de Nossa Senhora, Rainha da Ecologia. Ao final da celebração, todos os resíduos serão levados para compostagem, processo de decomposição de materiais orgânicos que resulta em adubo.

O que é a Solenidade de Corpus Christi?

A Solenidade de Corpus Christi, Festa do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, é celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade e atende a uma recomendação do Código do Direito Canônico (cânone 944), o qual pede à comunidade diocesana para “testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia”.

Semana do Meio Ambiente

Após ser iniciada com a confecção dos tapetes sustentáveis de Corpus Christi, várias atividades ocorrerão na Semana do Meio Ambiente no Santuário Cristo Redentor. Na segunda-feira, 3 de junho, Dia Nacional da Educação Ambiental, será realizado o evento “Comitê Cristo G20 sobre Educação Ambiental”, dentro do Seminário Cristo G20, com diálogos sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade no contexto do G20.

Um dos pilares apontados para o G20 Brasil é o enfrentamento da crise ambiental. A proposta do evento é abordar a Educação Ambiental, em suas diversas vertentes, e debater como a presidência brasileira do G20 poderá catalisar as mudanças necessárias e urgentes.

Na quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, às 10h, será realizada uma Missa para celebrar a data, organizada pelo Vicariato para o Meio Ambiente e Sustentabilidade da Arquidiocese do Rio de Janeiro (Vemas) e presidida pelo vigário episcopal do Vemas, Padre Josafá Carlos de Siqueira. Às 18h, haverá o lançamento do livro “Meio Ambiente: reflexões, legados e memórias”, de Padre Josafá, na Paróquia São José da Lagoa (Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2735, Lagoa).

Na quinta-feira, 6 de junho, às 15h, será realizado um treinamento sobre animais peçonhentos, organizado pelo Instituto Vital Brasil, aos funcionários do Santuário Cristo Redentor. E às 19h, uma projeção especial no monumento ao Cristo Redentor mostrará frases da Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, conectando a proteção do meio ambiente ao cuidado com a Casa Comum e destacando a responsabilidade moral da humanidade com a natureza.

SERVIÇO:

Santuário Cristo Redentor celebra Corpus Christi com tapetes sustentáveis, abrindo a Semana do Meio Ambiente

Datas e horários:

– Das 22h do dia 29 de maio às 5h da manhã do dia 30 de maio: confecção dos tapetes de Corpus Christi

– Às 7h da manhã do dia 30 de maio: Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta

Local: Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor

.