No último dia 08 de outubro, foi comemorado o Dia do Nordestino.
A data escolhida é uma homenagem ao poeta, teatrólogo, músico e compositor Catulo da Paixão Cearense. Conhecido como o Poeta do Sertão, o maranhense Catulo nasceu em 8 de outubro de 1863 em São Luís.
A cultura nordestina é marcada por uma forte identidade e por diversas manifestações, como festas, danças, músicas, culinária, artesanato, religiosidade e literatura.
As manifestações culturais que mais se destacam na região nordeste do Brasil são: festas juninas, Reisado, poesia popular, artesanato, capoeira, frevo, literatura de cordel, uma rica culinária e muitas manifestações religiosas cristãs e afro-brasileiras.
“Os estados do Nordeste do Brasil são nove: Alagoas (AL); Bahia (BA); Ceará (CE); Maranhão (MA); Paraíba (PB); Pernambuco (PE); Piauí (PI); Rio Grande do Norte (RN); Sergipe (SE).
A região Nordeste é a que apresenta o maior número de estados do Brasil, reunindo mais de 54 milhões de habitantes e área de 1,5 milhão de quilômetros quadrados. Os estados do Nordeste apresentam algumas características em comum que fizeram com que eles fossem agrupados em uma mesma região, como aspectos geográficos, socioeconômicos e culturais.
Com exceção do Maranhão, os estados do Nordeste apresentam dois tipos de clima: semiárido e tropical atlântico. O território maranhense possui clima equatorial e tropical.
Inserem-se em mais de um bioma: Caatinga e Mata Atlântica. Novamente, o Maranhão é exceção, tendo parte de sua área no bioma Amazônico.
Os estados do Nordeste integram cinco bacias hidrográficas: do Parnaíba, do Atlântico Nordeste Oriental, do Atlântico Nordeste Ocidental, do Atlântico Leste e do São Francisco.
A maior economia estadual do Nordeste é a Bahia, com sua produção agrícola, industrial e cultural.
A produção de cana-de-açúcar e frutas, a indústria petroquímica, a indústria de transformação e o setor terciário são algumas das atividades e segmentos econômicos dos estados do Nordeste.
Entre, várias manifestações culturais deixadas de herança do povo nordestino, cito como maior referência, o Baião, criação do grande Luiz Gonzaga. Veja o vídeo onde Gonzagão presta uma linda homenagem à Nossa Senhora, com a música Ave Maria Sertaneja.
Aproveito para homenagear o povo Nordestino, que é um povo forte, trabalhador e de muita fé que ajudou a construir Brasília e as grandes metrópoles Brasileiras.
Fonte: Agência Senado