Obra: “Xikuvimi”, Tudo no Mundo é Gente (Benoit Fournier)

O Espaço Cultural Z42 Arte, no Cosme Velho/RJ, lançou na última sexta-feira, dia 21 de outubro, a exposição “Tudo no Mundo é Gente”, do artista francês, Benoit Fournier.

A mostra apresenta a nova produção do artista, com 15 obras, três instalações, a projeção do vídeo “Espírito das plantas” e o poema “Arte Benoit”, feito especialmente pelo amigo e mestre “pajé das artes”, o artista plástico brasileiro, Ernesto Neto. Seu trabalho reflete a preocupação em relação às urgências da vida e seus fluxos.

“Essa exposição propõe repensar nossa re-conexão com a natureza e com nós mesmos, porque somos natureza. É um convite para que nos sintamos vivos afinal, tudo se movimenta em um fluxo de cores, seres e corpos interligados. O título Tudo no mundo é gente, parte da ideia que tudo tem uma essência e está vivo”, explica o artista.

Apesar de não se identificar com nenhuma religião específica, Fournier foi criado na igreja católica: “Acredito muito na espiritualidade e nas forças da natureza. A arte é sagrada, ela é conexão com o espiritual”.

Cônego Marcos Willian, artista Benoir Fournier, Dra. Fabiana Marques e Sandro Cruz em visita à exposição – Foto: Arquivo pessoal

A mostra pode ser conferida até 13 de novembro/21. Para participar é necessário agendamento prévio através do número: (21) 98633-5916.

Sobre o artista
Benoit Fournier é um plantartista Francês que vive no Brasil desde 2006. Sua inspiração vem principalmente dos elementos naturais, a natureza é alma e o foco de todo o seu processo artístico. Além de suas influências centrais como as plantas, as árvores e os pajés com suas sabedorias, Fournier, menciona obras como as do Krajberg, artistas da arte povera como o Penone e o Neoconcretismo brasileiro, como referências importantes.

Serviço
Exposição “Tudo no Mundo é Gente”, de Benoit Fournier
Período: De 21/10/2021 a 13 / 11/2021
Curadoria: Bruna Costa e Ulisses Carrilho
Sopro: Ernesto Neto

Reprodução Instagram: @benoit_bent