A Academia Brasileira de Letras dá continuidade ao projeto de doações de livros, dentro do protocolo estabelecido com a Câmara dos Deputados, para a ONG Ação da Cidadania.

29 comitês da ONG receberam doações da casa, a maioria no estado do Rio. A ação em parceria com o projeto Ação da Cidadania reflete o objetivo do presidente Marco Lucchesi de inclusão de um livro na cesta básica, como um gesto simbólico e humanitário neste momento de pandemia.

O Acordo de Cooperação entre a ABL e a Câmara dos Deputados foi firmado em 2019, prevendo a realização de ações conjuntas de disseminação da cultura nacional e de valorização do livro e da leitura.

Sobre a parceria com a organização, o presidente da ABL, Marco Lucchesi, afirmou que:

“a aproximação entre a Academia Brasileira de Letras e a ONG Ação da Cidadania guardam o marco simbólico: a fome é plural e é preciso combatê-la com urgência a partir de uma cultura ética. Fome biológica, fome de justiça e fome de livros. Queremos uma república na qual ninguém sofrerá qualquer discriminação por orientação afetiva, cultural ou religiosa. A fraternidade é uma imposição categórica.”