“Eucaristia, alimento da unidade, de esperança e de fraternidade” é o tema do Congresso Eucarístico que a Arquidiocese do Rio de Janeiro promoverá até o dia 7 de setembro, em comemoração ao centenário do 1º Congresso Eucarístico Nacional e ao bicentenário da Independência. Segundo o arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, o evento comemorativo será em preparação ao Congresso Eucarístico Nacional que ocorrerá de 11 a 15 novembro, na Arquidiocese de Olinda e Recife, no Estado de Pernambuco.
O primeiro Congresso Eucarístico no território nacional foi realizado em 1922, no Rio de Janeiro, na época, capital federal, durante o governo do Cardeal Joaquim Arcoverde, sob a direção do arcebispo coadjutor, Dom Sebastião Leme. Na carta enviada pelo Papa Pio XI, ele chama o Congresso de nacional e afirmou: “Já sentimos que exulta o nosso coração ao ver o povo brasileiro, cerradas fileiras, aclamar com entusiasmo o Cristo Rei, pondo n’Ele a única esperança de salvação e paz.”
Para a realização do Congresso, foi lançada uma programação especial com momentos celebrativos em âmbito arquidiocesano, mas também em todas as paróquias da arquidiocese. O evento foi aberto no dia 2 de setembro, com uma exposição de fotos, jornais, peças sacras e objetos do Congresso de 1922.
PROGRAMAÇÃO:
06/09 – Jornada Teológico-Eucarística (PUC-Rio)
“Pão em todas as mesas”: é o lema do Evento Nacional e, a partir dele, teremos a oportunidade de refletir sobre como a Eucaristia move a Igreja. O pão e o vinho, partilhados em nossas assembleias em nome de Jesus, geram nossa vitalidade e fazem surgir o “pão nosso de cada dia”.
08h30 – Acolhida
9h – Mesa de abertura – (Grão-Chanceler, Reitor, Diretor e Comitê)
09h30 – Dom Leme e o Congresso Eucarístico de 1922: história e legado arquidiocesano. – Pe. Eraldo Leão – palestrante)
10h – Interação 10h30 – Intervalo
11h – A Eucaristia na perspectiva da Iniciação à Vida Cristã – (Dom Leomar Brustolin)
11h45 – Interação com os participantes
12h15 – Encerramento da Primeira parte
14h30 – Oração
14h45 – Mesa: “Assíduos na fração do Pão”: mistagogia do sacramento da Eucaristia – com Pe. Anderson Monteiro e Pe. Fábio Balbino
15h25 – Interação
15h45 – Intervalo
16h – Mesa: “Para a Ceia, esperai uns aos outros”: aspectos pastorais sobre a Eucaristia. Com Dom Antônio Catelan e Dom Joel Portella
16h50 – Interação
17h10 – Oração final e Encerramento
07/09 – Encerramento no Santuário do Cristo Redentor
7h – Ato Cívico e em seguida Missa Solene pelos 100 anos do Congresso Eucarístico Nacional e pelos 200 anos da Independência do Brasil;
Primeira comunhão de 9 crianças (Representando os 9 Vicariatos, uma de cada Vicariato);
Exposição do Santíssimo e Te Deum;
Consagração do Brasil ao Coração Eucarístico de Jesus;
Bênção do Santíssimo Sacramento.
ORAÇÃO PELO CONGRESSO EUCARÍSTICO DO CENTENÁRIO
Dulcíssimo Jesus Cristo, nosso Redentor, que por amor de todos instruístes a Eucaristia, dignai-vos abençoar-nos neste centenário do Congresso Eucarístico nestas terras cariocas. Também hoje, como há cem anos, queremos bendizer-vos pelo grande dom da Eucaristia, sempre presente aqui desde o século XVI. Sede vós mesmo o centro de todas as nossas comemorações celebrativas e alimento de unidade, esperança e fraternidade para o nosso povo. Necessitamos de tempos novos e de paz! Que sejamos permanentemente missionários, percorrendo nossas ruas e praças testemunhando a vossa Ressurreição. Ó Coração Eucarístico de Jesus, aumentai a nossa fé e protegei-nos. Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, rogai por nós. São Pascoal Bailão, padroeiro dos Congressos Eucarísticos, rogai por nós. São Sebastião, padroeiro desta Cidade e da Arquidiocese, rogai por nós.
1 – Glória a Jesus pelo centenário! De todo o mundo és Redentor! E no Brasil, nós proclamamos que Jesus Cristo é o Senhor!
Refrão: Que o santo Sacramento que é o próprio Cristo Jesus! Seja adorado e seja amado nesta terra de Santa Cruz! 2x