Reprodução: Youtube

Apresentado pelo Cônego Marcos Willian, o programa “Cultura Canal de Fé” da WebTv Redentor, recebeu nesta quarta-feira (10), Clara Paulino, presidente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, para uma conversa sobre cultura, religião e a retomada da programação cultural.

O Theatro Municipal é uma das principais casas de espetáculos brasileiras e tem extrema importância na preservação da memória histórica nacional. Grandes nomes da nossa cultura, como o artista Joãozinho 30 e Mercedes Baptista, primeira bailarina negra, já passaram por ele.

Cultura e Religião
A Igreja Católica busca cada vez mais estabelecer uma relação harmoniosa entre a fé e a cultura. Para o Cônego Marcos Willian, muitos católicos ainda guardam preconceitos: “Às vezes criamos uma espécie de estereótipo religioso e com isso nós impedimos o diálogo entre a fé e a cultura”.

Clara, que já trabalhou em museus e já foi assessora de outros patrimônios culturais, afirma: “A cultura e a religião são ações complementares, uma não anula a outra”.

Retorno das Atividades Culturais
O início da pandemia foi um momento muito preocupante para todas as instituições e fez mudar completamente a perspectiva do entretenimento. Segundo Paulino, o momento também serviu para considerar uma atualização nos meios de comunicação e na disseminação da cultura.

As apresentações passaram a ser transmitidas virtualmente e desde maio foi aberto um posto de vacinação para a população carioca, dentro do Theatro.

O Theatro Municipal já está preparado para o retorno das atividades, a programação volta de forma gradual, com algumas apresentações gratuitas e outras a preço popular. A partir do dia 17 de novembro, começa o projeto “Quartas no Boulevard”, com apresentações gratuitas de orquestras sociais.

Quem quiser saber mais ou tem alguma curiosidade sobre a programação visite as redes sociais do Theatro Municipal: através do youtube, facebook e instagram.

Serviço:
Theatro Municipal RJ
Local: Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Segunda e Terça: Aberto para ONGs e Instituições
Quinta e Sexta: Aberto ao público