Reprodução Facebook: @saojudastadeucosmevelho

Depois de um ano de comemorações virtuais, nesta quinta-feira (28), o santuário de São Judas Tadeu, no Cosme Velho, reabre as portas para os devotos do santo das causas impossíveis.

Este ano, o dia dedicado ao santo, padroeiro do Flamengo, veio depois da derrota por 3 a 0 do time rubro-negro para o Athletico Paranaense, em pleno Maracanã, pela semifinal da Copa do Brasil.

Nesta manhã, alguns flamenguistas compareceram à igreja. O santo é considerado o santo das pessoas desesperadas e aflitas e das causas impossíveis ou perdidas.

Em respeito às normas de higiene e distanciamento social, algumas missas serão realizadas apenas em horários de menor movimentação e não haverá as tradicionais barraquinhas de lanches. O santuário estará aberto das 5h às 22h.

Comemoração em outras paróquias
A paróquia de São Judas Tadeu, em Icaraí, Niterói, realiza a festa em homenagem ao padroeiro apenas com 50% de sua capacidade total. A entrada será por ordem de chegada e haverá missas às 7h, 9h, 10h30, 14h, 16h e 18h.

Logo após a última celebração, acontecerá a carreata, que vai até à Praia de Icaraí e retorna à igreja depois. Às 12h, os carros serão benzidos.

Além das igrejas de Cosme Velho e Icaraí, as outras instituições que homenageiam a São Judas Tadeu no Rio de Janeiro são:
– Maria Mãe da Igreja e São Judas Tadeu – Padre Miguel
– Nossa Senhora das Dores e São Judas Tadeu – Anchieta
– São Judas Tadeu (sede campestre da Aecrj) – Pechincha
– São Judas Tadeu (shopping Carioca) – Vicente de Carvalho
– São Judas Tadeu – Acari
– São Judas Tadeu – Bangu
– São Judas Tadeu – Galeão
– São Judas Tadeu – Leblon
– São Judas Tadeu – Pechincha
– São Judas Tadeu – Penha
– São Judas Tadeu – Ramos
– São Judas Tadeu – Morro do Alemão – Ramos
– São Judas Tadeu – Senador Vasconcelos

Sobre São Judas Tadeu
São Judas Tadeu é um dos doze apóstolos, conhecido como padroeiro das causas impossíveis e um dos santos mais populares no Brasil. Ele era primo de Jesus e irmão de Tiago Menor. Foi ele quem, na Última Ceia, perguntou a Jesus: “Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?” (Jo 14,22).

Com Informações de G1