Campanha Nacional 2022

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado no dia 2 de abril. Neste dia, monumentos importantes serão iluminados de azul para informar a população sobre as temáticas do autismo. No Brasil, o mais famoso a participar é o Cristo Redentor.

O número de referência mundial da prevalência de autismo é do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA, que aponta 1 criança com autismo a cada 44 nascimentos nos números divulgados no fim de 2021. Segundo estimativa da OMS, o Brasil pode ter mais de 2 milhões de autistas. Porém, neste ano, segundo o comunicado oficial para o Dia Mundial do Autismo, pela primeira vez será feita uma pergunta sobre autismo no Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – o que poderá dizer o número de diagnósticos do país, não o número total de pessoas autistas.

Revista Autismo – Tirinha: Mauricio de Sousa

A campanha nacional “Lugar de autista é em todo lugar“ (#AutistaEmTodoLugar) vai promover uma mensagem inclusiva à sociedade em relação às pessoas autistas. O tema é uma frase da mãe e ativista Fátima de Kwant e foi escolhido por votação popular: ela aparece no cartaz oficial junto com André, o personagem autista da Turma da Mônica. As peças para divulgação foram criadas pelo designer Alexandre Beraldo, diretor de arte da Revista Autismo, com a colaboração do Instituto Mauricio de Sousa.

“Criamos o André inicialmente para participar de vídeos e revistas institucionais e conscientizar os pais sobre os sinais do autismo. Hoje, ele integra as historinhas da Turma da Mônica, mostrando às crianças como podemos aprender com as diferenças. Eu mesmo tenho aprendido muito desde a criação do personagem. Ficamos muito satisfeitos de ter o André na campanha”, diz Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica e presidente do Instituto Mauricio de Sousa.