Foto: André Melo, Ministério da Cultura [Brasil]

Nesta segunda-feira, dia 13 de dezembro, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro reabriu ao público após um longo período fechada devido à pandemia.

Com novas dinâmicas de funcionamento, serão adotadas diversas medidas necessárias para garantir uma visitação segura e adequada. Inicialmente a Biblioteca funcionará de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h, e será necessário agendar previamente a pesquisa e a visita orientada.

Todas as instalações são higienizadas regularmente e a entrada no prédio só será permitida mediante monitoramento de temperatura e uso obrigatório de máscara.

Aos pesquisadores será disponibilizado formulário específico para agendamento no site da BN – www.bn.gov.br. A consulta ao acervo deverá ser agendada com 48 horas de antecedência, através do email – agendamento@bn.gov.br e será restrita às obras armazenadas no prédio sede. Todos os documentos consultados serão mantidos em quarentena, em espaço pré determinado, por um período de sete dias, antes de retornar ao seu local de guarda.

A Biblioteca Nacional está localizada na Av. Rio Branco, no centro do Rio. A entrada é gratuita e as visitas guiadas funcionam segundas, quartas e sextas das 12h30 às 15h30. Agendamento através do e-mail: visitaorientada@bn.gov.br.