Arte: Marcia Quintella

Assim como as plantas na terra firme, as algas são fundamentais na formação dos vários ecossistemas marinhos, fornecendo oxigênio, alimento e abrigo para uma infinidade de espécies animais. Na Semana do Sistema Costeiro-Marinho: o Jardim no Mar, de 27 de março a 2 de abril, o público vai saber mais sobre esse mundo submerso, como ele interage com os ambientes costeiros e de que forma a ação humana impacta a vida nos oceanos e nesses ambientes, como ilhas e restingas.

O evento acontece no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e faz parte do programa JBRJ Nacional – Biomas, que tem por objetivo contribuir para a preservação dos biomas brasileiros por meio da conscientização ambiental, divulgação e disseminação do conhecimento.

Na programação, que vai até sábado, tem exposição com aquário, oficinas, jogos, visitas guiadas, peça teatral para a garotada, distribuição de livros, cardápio especial no restaurante Green Garden e o lançamento do projeto Ilhas do Rio, da série de animação Marulhada, que terá sessões com rodas de discussão. A maior parte das atividades acontece no Museu do Meio Ambiente.

O evento também visa divulgar a Década do Oceano – de 2021 a 2030, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para unir esforços na conservação e promoção do uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos, com ações fundamentadas em conhecimento científico. O Jardim Botânico do Rio tem importante contribuição nessa área, realizando pesquisas oceânicas há quatro décadas.
A Semana conta ainda com o apoio do Museu Nacional, por meio do empréstimo de amostras de sua Coleção Didática.

Escolas interessadas podem fazer visita guiada entre 28/3 e 1º/4 (segunda a sexta), das 10h à 12h30, sendo necessário agendar pelo email cvis@jbrj.gov.br ou telefones (21) 3874-1808 e 3874-1214.

Serviço:
Semana do Sistema Costeiro-Marinho: O Jardim no Mar
Data: De 27/3 a 2/4/2022
Local: Museu do Meio Ambiente – Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Rua Jardim Botânico, 1008.
Entrada gratuita para o Museu
Para mais informações acesse Jardim Botânico RJ