Oficialmente fundada em 13 de agosto de 1918, no teatro Trianon, por 68 profissionais, o grupo se reuniu pela 1ª vez, para eleger a sua diretoria, em 19 de agosto de 1918, com a presença de 133 artistas, no velho Cine Teatro Pathé. Com homenagem ao ator João Caetano a data oficial da fundação passou a ser dia 24 de agosto de 1918. E a partir daí, a data de aniversário de morte passou a ser comemorado como DIA DO ARTISTA.
Com o passar do tempo e devido a alguns acontecimentos, a Casa dos Artistas se resumiu ao trabalho assistencial do Retiro. Vivendo de doações, campanhas, a “nova instituição” tratou de investir na qualidade de atendimento, visto que, o número de profissionais da área artística aumenta cada vez mais.
Atualmente atendendo 52 artistas de todas as áreas, a todos são oferecidos aulas de Yoga, fisioterapia, tratamentos odontológicos, salão de beleza, hidroginástica, teatro, dança, cinema, desenvolvimento de trabalhos cognitivos, psicólogos, unidade de apoio e cinco refeições diárias.
Nestes 100 anos de existência a Casa dos Artistas escreveu uma rica história artística, social, tendo permanecido até os dias de hoje como uma instituição de caráter único em nosso País
Veja mais: https://www.retirodosartistas.org.br/visita-virtual/