“Terra à vista e Pé na lua”

No último sábado (20), o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, deu início às comemorações pelo seu centenário, que seguem até o ano que vem. O primeiro evento é uma homenagem a Ziraldo, um dos maiores cartunistas do Brasil, com a exposição “Terra à Vista e Pé na Lua”.

A exposição tem como foco a aventura humana rumo ao desconhecido. Das navegações marítimas até as conquistas espaciais, o trabalho do artista se une conceitualmente às coleções do Museu Histórico Nacional via códigos QR espalhados ao longo da cenografia.

A exibição faz parte do Plano Anual 2021 do museu, que tem o apoio da Associação dos Amigos do MHN e patrocínio do Instituto Cultural Vale – por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“Ao unir as criações de Ziraldo ao acervo do MHN, a mostra convida públicos de todas as idades a reler o passado e recriar o presente de forma lúdica, contando histórias de vários Brasis”, aponta Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.

Ação Educativa Virtual e Presencial
Todos os sábados, acontecem ações educativas virtuais e presenciais para o público visitante. Suporte lúdico baseado no discurso narrativo da exposição com o objetivo de proporcionar a interação da criança com o material exposto. Versão impressa e virtual gratuita.

A entrada é franca e não há necessidade de retirada antecipada de ingressos. Para ter acesso às dependências do museu, o uso de máscara é obrigatório, assim como a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19.

Sobre o artista
Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga (MG) em 1932. Com reconhecimento nacional e internacional, tem atuado profissionalmente nos contextos social, político, ambiental e educacional em mídias jornalísticas, literárias e de entretenimento. Ícone cultural do Brasil, seu acervo tornou-se referência para a identidade e memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Pioneiro no design, revolucionário na literatura infanto-juvenil e ativamente engajado em temas sociais e políticos.

Serviço:
“Terra à Vista e Pé na Lua” – Ziraldo nos 100 anos do Museu Histórico Nacional
Visitação: de 20 de novembro de 2021 a 20 de fevereiro de 2022.
Museu Histórico Nacional (Endereço: Praça Marechal ncora, s/nº – Centro)
Curadoria e direção de arte: Adriana Lins e Guto Lins com apoio e a participação do Instituto Ziraldo.
Cenografia: Susana Lacevitz e Philppe Midani.
Telefone: (21) 3299-0324