Por #redação #jornalistamarelofaria #catolicojornalistamarcelofaria #assessordacultura @vicultrio
A Semana Eucarística é um evento que acontece anualmente, durante a semana que antecede o dia de Corpus Christi, nos Santuários, Igrejas, Cenáculos e Basílicas onde estão presentes os religiosos da Congregação do Santíssimo Sacramento. É uma semana que coloca a atenção na Santíssima Eucaristia, Cerne da Igreja, para que o coração da comunidade católica seja nutrido e possa arder por amor a Jesus Eucarístico.
Com o tema “Eucaristia e Oração: O Pão nosso de cada dia nos dai hoje”, está sendo realizada a 98ª Semana Eucarística, na preparação para a festa de Corpus Christi. O Vicariato Episcopal para a Cultura, participou da Hora Santa no Santuário de Adoração Perpétua, a Igreja de Sant’Ana (Praça Cardeal Leme, 11 – Centro), em Adoração diante do Santíssimo Sacramento, presidida pelo vigário episcopal para Cultura, cônego Marcos William Bernardo, trouxe à reflexão, a palavra do Evangelho como ponto de partida para a cultura da evangelização que o próprio Senhor Jesus Cristo introduziu, mandando em missão os seus apóstolos a levar os seus ensinamentos a todos os povos aos confins do mundo.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Marcos – 21, 14-20
“Após a sua ressurreição”
14.Por fim, apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado.
15.E disse-lhes: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.
16.Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
17.Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas,
18.manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados”.
19.Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus.
20.Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.
O Vicariato Episcopal para a Cultura da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro tem com o objetivo principal expandir o acesso à cultura para aqueles que nunca tiveram oportunidade de promover o diálogo entre a “favela e o asfalto”, entre o “rico e a periferia”.
A cultura é considerada uma das maiores características do Brasil, e iniciativas de projetos e ações para uma cultura igualitária a todos fazem com que a Igreja Católica acredite no rompimento de todas as barreiras sociais. Possibilitando, assim, a descoberta de novas riquezas em conexão com a cultura contemporânea.
Segundo o cônego Marcos William, “a nossa cultura brasileira quer bem a nossa Igreja Católica” e, por isso, é preciso enxergar que pode haver cultura “dentro de qualquer cantinho e em qualquer paróquia da nossa Igreja”.
Recebam todos, a Bênção do Santíssimo Sacramento.
Fotos por Marcelo Faria